sexta-feira, 19 de junho de 2015


Estão abertas as Inscrições

Roseli Brito (contato@sosprofessor.com.br)
 
 
13:53
 
 Grupos
Para: claudia.fox81@hotmail.com

Ver E-Mail no Navegador
 | Descadastrar | Reportar spam 


Please enable images 

Olá Colega, 
Comunicamos que estão abertas as inscrições para o Curso Inclusão Escolar na Prática,
trata-se de formação de Professores do Ensino Fundamental até o Ensino Médio e Técnico
conforme abaixo:

Curso: Inclusão Escolar na Prática
Formato:: EAD (à distância), via AVA (ambiente Virtual de Ensino)
Carga horária: 280 horas
Certificado com descrição de conteúdo programa e carga horária
Conteúdo Programático: 
§    Mod. 1: Inclusão Escolar: Preparando a Escola e a Equipe
§    Mod..2: Deficiência Intelectual
§    Mod. 3: Transtorno Global do Desenvolvimento
§    Mod. 4: Condutas Típicas e Dislexia
§    Mod. 5: Trabalho Pedagógico
§    Criação Banco de Material Pedagógico Adaptado às Deficiências
 
- Início do curso: No dia 30 de Junho os cursistas receberão email com instruções para
acessarem o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Sala de Aula Virtual.
 
- Investimento: 8 parcelas de R$ 97,00
- Formas de Pagamento: Boleto Bancário ou Cartão de Crédito
 
- Inscrições para Grupos/Escolas: há condições especiais de valores para capacitação
da Equipe Escolar
 
Para detalhes de inscrição CLIQUE AQUI.
 
Aguardamos você nesta turma.
 

terça-feira, 26 de maio de 2015

Entrevista realizada por Miriam Rodrigues Borges RA: 9675482655


Em buscar de melhorias na inclusão de Alunos especiais.

Perguntas feitas aos alunos 

1.Pedro como é brincar com seu amigo especial?
todos brincam com ele e gosta de ficar com a gente.
2. você acha seu amiguinho triste?
não ele brinca , dar risada ele vem todo dia. 
3.quando ele chegou o que você pensou?
ele  ficou meu amigo.eu gosto de empurrar a cadeira dele.
4.e os seus outros amigos gostam dele? 
sim brincamos todos juntos.
5.gostaria de dizer alguma coisa a ele?
eu gosto dele e ele é meu amigo.



Entrevista realizada por Miriam Rodrigues Borges RA: 9675482655
aluna de pedagogia, Faculdade Anhanguera, Campo Limpo , São Paulo.

domingo, 24 de maio de 2015

Pratica de inclusão

O que é o Observatório de Práticas Inclusivas na Educação

O Observatório de Práticas Inclusivas na Educação da Rede SACI coleta, analisa e dissemina informações e, desse modo, contribui para a compreensão desta temática e para a construção de um projeto de inclusão social mais amplo.
A idéia deste Observatório se inspirou no observatório astronômico, lugar para reflexões e análises, a serem partilhadas com a sociedade. Daí termos adotado a luneta como símbolo, no nosso site.

Como funciona o Observatório?

A atuação do Observatório acontece predominantemente no espaço virtual da Rede SACI, dentro do Canal Educação. Isto permite a coleta e a disseminação de informações por todo o Brasil.
Para que o Observatório cumpra o seu papel, contamos com a Rede de Observadores Voluntários. As pessoas que compõem esta rede têm ligações com a área da Educação e perfil de multiplicadores de informação. São como “radares”, detectando informações relevantes sobre experiências de inclusão em sua região e levando a informação para suas redes de relacionamento.
A comunicação e o fluxo de informações entre a Rede SACI e a Rede de Observadores Voluntários também acontece via Internet. As informações são proces­sadas de forma dinâmica e geram discussões virtuais, idéias, eventos, parcerias. Esta forma de funcionamento faz com que o Observatório esteja em processo de constante construção por todos os participantes.
Através desta publicação, esperamos que o conhecimento construído pelo Observatório, através da coleta de práticas de inclusão escolar espalhadas por todo território nacional, chegue até os professores e possa ajudá-los a construir a Educação Inclusiva no Brasil.
Convidamos você a fazer parte do Observatório, enviando suas experiências e discutindo com outros professores sobre o processo da inclusão nas escolas.


Este material é para você, professor

Esta publicação foi feita para você, professor, que quer saber mais sobre essa tal de Educação Inclusiva da qual você, certamente, muito tem ouvido falar. Mas afinal de contas, o que ela significa?
A Educação Inclusiva é um sistema de educação e ensino em que todos os alunos com necessidades educacionais especiais[1], incluindo os alunos com deficiência, freqüentam as escolas comuns, da rede pública ou privada, com colegas sem deficiências. Para tanto, as escolas comuns precisam prever recursos e apoio para atender às necessidades destes alunos.
Este material foi preparado para ser usado como fonte de consulta sobre como melhor ensinar alunos com deficiência. Aqui, você encontra depoimentos de professores e alunos com deficiência que enfrentaram e venceram o desafio da diversidade e ainda informações sobre materiais e equipamentos que podem ajudar seu aluno com deficiência.
Além disso, você também encontra endereços de instituições de apoio à inclusão e de sites com informações recentes e importantes sobre o assunto. Esse material pode sensibilizar colegas, alunos e funcionários a respeito das vantagens da Educação Inclusiva não apenas para a comunidade escolar, mas também para a sociedade em geral.
Não há receitas; as soluções vão sendo pesquisadas e construídas a partir de sua experiência, de observações, de conversas com familiares, especialistas e, principal­mente, com o próprio aluno com deficiência. Fornecemos sugestões, indicações, material para sua reflexão.
Tudo isso acompanhado das divertidas ilustrações de Ricardo Ferraz.
Boa leitura!
[1]Segundo o Parecer CNE/CEB (Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica) no 02/01, os educandos que apresentam necessidades educacionais especiais são aqueles que, durante o processo educacional, demonstram: a) dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitação no processo de desenvolvimento que dificultem o acompa­nhamento das atividades curriculares compreendidas em dois grupos: aquelas vinculadas a uma causa orgânica específica e aquelas relacionadas a condições, disfunções, limitações e deficiências; b) dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos, demandando adaptações de acesso ao currículo com a utilização de linguagens e códigos aplicáveis; c) altas habilidades/superdotação, grande facilidade de aprendizagem que os levem a dominar rapidamente os conceitos, os procedimentos e as atitudes e que, por terem condições de aprofundar e enriquecer esses conteúdos, devem receber desafios suplementares.

Educação: alicerce fundamental da sociedade


Como você sabe, a escola é a primeira oportunidade que a criança tem para aprender a conviver com outras crianças fora do ambiente familiar. Além disso, a escola também precisa atingir quatro objetivos muito importantes:
        • Transmitir conhecimentos;
        • Formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres;
        • Preparar para o trabalho;
        • Promover o desenvolvimento pessoal.
    Infelizmente, milhares de crianças, adolescentes e jovens brasileiros com deficiência não têm acesso à escola e ficam à margem da sociedade. Você, professor, pode ajudar a mudar essa história. Muitos professores, por todo o Brasil, já estão convencidos de que a Educação Inclusiva é a melhor solução para os alunos com deficiência e para toda a sociedade.
    A Escola Inclusiva respeita e valoriza todos os alunos, cada um com a sua característica individual e é a base da Sociedade para Todos, que acolhe todos os cidadãos e se modifica, para garantir que os direitos de todos sejam respeitados.
Educação Inclusiva: construindo uma sociedade para todos
A Educação Inclusiva não é uma moda passageira. Ela é o resultado de muitas dis­cussões, estudos teóricos e práticas que tiveram a participação e o apoio de organizações de pessoas com deficiência e educadores, no Brasil e no mundo. Fruto também de um contexto histórico em que se resgata a Educação como lugar do exercício da cidadania e da garantia de direitos. Isto acontece quando se preconiza, por meio da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), uma sociedade mais justa em que valores fundamentais são resgatados como a igualdade de direitos e o combate a qualquer forma de discriminação. Percebeu-se que as escolas estavam ferindo estes direitos, tendo em vista os altos índices de exclusão escolar; populações mais pobres, pessoas com deficiência, dentre outros, estavam sendo, cada vez mais, marginalizadas do processo educacional. A Declaração Mundial de Educação para Todos (1990), a Declaração de Salamanca (1994) e a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Pessoa Portadora de Deficiência (1999) são alguns dos mais importantes documentos produzidos sobre esse assunto.

Entrevista realizada por Janaina Aparecida de França, RA: 9750355882

Em buscar de melhorias na inclusão de Alunos especiais.

Perguntas para o Aluno Gabriel Costa de 8 anos.
Como começou sua amizade?
Resposta: começou na escola, quando ele chegou na sala, a professora apresentou ele pra todos nós.
Que tipo de brincadeiras vocês fazem?
Resposta: pintamos desenhos, brincamos de bola, jogos.
Como você trata seu amigo?
Resposta: com carinho, atenção companheirismo.
Por que seu amigo é diferente?
Resposta: ele é diferente porque, ele tem dificuldades de brincar.

Este é o matheus desenhado pelo colega Gabriel.



Entrevista realizada por Janaína Aparecida de França, RA: 9750355882, aluna de pedagogia, Faculdade Anhanguera, Campo Limpo , São Paulo.

Formação de inclusão Atenção Professores.

EDITAL ESCOLAS - FORMAÇÃO INCLUSÃO
Ações
Roseli Brito 13:22 Manter esta mensagem na parte superior de sua caixa de entrada Boletins Informativos, Grupos
Para: claudia.fox81@hotmail.com
sosprofessor@klickmail.com.br
Ver E-Mail no Navegador | Descadastrar | Reportar spam
Please enable images
EDITAL ESCOLAS - FORMAÇÃO INCLUSÃO ESCOLAR
Repasse este email para sua Escola e Diretoria de Ensino
Oportunidade especial para Diretores, Coordenadores e Professores de Escolas Públicas do Ensino Fundamental e Médio de todo o Brasil.
O Instituto SOS Professor está com inscrições abertas para mais uma edição da FORMAÇÃO INCLUSÃO ESCOLAR.
O curso tem como objetivo formar líderes transformadores que promovam a Inclusão Escolar de modo eficiente envolvendo toda a Equipe Escolar.
Podem se inscrever Equipes Gestoras (Diretor e Coordenador), bem como Professores do Fundamental ao Ensino Médio.
A formação dura 6 meses, com carga horária de 280 horas, toda desenvoldida no formato EAD (à distância), via internet, com atividades semanais para implementação.
Durante a formação TODA Equipe Escolar estará envolvida e será capacitada para promover as ações e mudanças para a implementação da inclusão escolar.
Cronograma:
- 21.05.2015 Abertura Edital (inscrições)
- 28.06.2015 Último Dia Inscrição


Cláudia Aparecida dos Santos RA: 9679454656

Entrevista realizada por Cláudia Aparecida dos Santos RA: 9679454656


Em busca de melhoria  e Inclusão de alunos com deficiência

Como esta sendo trabalhado a inclusão nas escolas.Em buscar desse assunto entrevistei uma aluna de escola publica para saber de seu dia a dia na escola





Este desenho representa a aluna Julia de  10 anos.

Entrevista realizada com Layslla Grazielly de 10 anos, está cursando o 4°ano de escola pública.


1.                 Por que seu amigo tem de diferente?
Minha amiga Júlia é cadeirante.

2.                 Como iniciou a amizade?
Quando ela chegou eu fiquei assustada por vê-la em uma cadeira de roda, mas assistimos alguns vídeos que a professora mostrou, vir que todos somos especiais cada um de uma maneira. 
3.                 Como é a sua relação com seu amigo?
A melhor possível, estou sempre ao seu lado, aprendendo e ensinando as coisas, vejo sempre as brincadeiras que podemos fazer juntas.

4.                 Qual a dificuldade que seu amigo tem? 
A única dificuldade é para se movimentar, pois nem sempre todos os lugares têm fácil assessor, por isso tudo que fazemos é próximo de casa.  


Entrevista realizada por Cláudia Aparecida dos Santos, RA 9679454656, Aluna de Pedagogia 3 semestre da Faculdade Anhanguera, Campo Limpo, São Paulo.